Reprodução de Discursos Racistas em Textos de Discentes do Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.300-311Palabras clave:
Discurso, Educação, RacismoResumen
O presente artigo tomou por base textos produzidos por alunos do ensino médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Vicente do Sul, na disciplina de língua portuguesa. A questão central da discussão está baseada na análise sobre a reprodução de discursos racistas trazidos pelos textos dos discentes. Por se tratar de uma pesquisa social, é de natureza qualitativa conforme Minayo (2001). O texto discute a questão étnica no Brasil, a perspectiva política dos discursos e a realidade sociocultural da comunidade que compõe o IFFar. O aporte teórico foi constituído a partir de autores como Davis (2016), Freire (1996), Santos (2010), entre outros. Como conclusão apresenta-se a necessidade da discussão sobre racismo na escola para fomentar a empatia com os grupos étnicos não dominantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.