A Gestão Integrada e o Estudo de Impacto Ambiental como Contribuição para o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, Paraíba

Palavras-chave: Unidades de conservação. Gestão integrada. Impacto ambiental

Resumo

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha – PEMAV é uma das unidades de conservação paraibanas com os mais desafiadores aspectos de gestão, monitoramento das atividades e tomada de decisão. A intensa atividade turística aliada à insipiente quantidade de dispositivos de regramento tem contribuído para a degradação de seus ecossistemas, ameaças de interdição e preocupação para quem depende do produto turismo do parque. O presente artigo busca discutir teoricamente a importância da gestão integrada presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS bem como o Estudo de Impacto Ambiental – EIA citados na Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA no direcionamento de melhores práticas de gestão para a área natural protegida paraibana. A revisão bibliográfica sobre as principais temáticas bem como as visitas ao parque durante os últimos anos são parte desta discussão e se torna capaz de apontar estratégias para a atividade turística em Areia Vermelha. O manuscrito encerra com uma crítica ao abismo existente entre a legislação ambiental em vigor em contrapartida às práticas de gerenciamento. Encerra pontuando a necessidade de elaborar políticas capazes de contribuir com a melhoria da qualidade ambiental e da preservação das espécies.

 

Biografia do Autor

Thiago Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal da Paraíba (2016-2020). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2014-2016).

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Professor Titular no Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado
2020-04-24
Como Citar
Silva, T., & Lima, E. (2020). A Gestão Integrada e o Estudo de Impacto Ambiental como Contribuição para o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, Paraíba. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 230-246. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.230-246
Seção
Artigos