A Gestão Integrada e o Estudo de Impacto Ambiental como Contribuição para o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.230-246Palabras clave:
Unidades de conservação. Gestão integrada. Impacto ambientalResumen
O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha – PEMAV é uma das unidades de conservação paraibanas com os mais desafiadores aspectos de gestão, monitoramento das atividades e tomada de decisão. A intensa atividade turística aliada à insipiente quantidade de dispositivos de regramento tem contribuído para a degradação de seus ecossistemas, ameaças de interdição e preocupação para quem depende do produto turismo do parque. O presente artigo busca discutir teoricamente a importância da gestão integrada presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS bem como o Estudo de Impacto Ambiental – EIA citados na Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA no direcionamento de melhores práticas de gestão para a área natural protegida paraibana. A revisão bibliográfica sobre as principais temáticas bem como as visitas ao parque durante os últimos anos são parte desta discussão e se torna capaz de apontar estratégias para a atividade turística em Areia Vermelha. O manuscrito encerra com uma crítica ao abismo existente entre a legislação ambiental em vigor em contrapartida às práticas de gerenciamento. Encerra pontuando a necessidade de elaborar políticas capazes de contribuir com a melhoria da qualidade ambiental e da preservação das espécies.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).