A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.194-215Palavras-chave:
Conhecimento; Universidade; Indústrias; EmpreendedorismoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a interação entre as universidades e o empreendedorismo a partir da relação com a indústria e o conhecimento desenvolvido, por meio de mapeamento científico. Os dados coletados foram de fonte secundária por se tratar de uma pesquisa bibliométrica. A seleção da amostra foi realizada por meio de palavras-chave descritas na base Scopus, sendo elas “knowledg*”, “universit*”, “industr*” e “entrepreneur*”, gerando 249 artigos do período compreendido entre 2009 a 2017. Empregou-se técnicas de bibliometria, especificamente análise de cocitação, acoplamento e coocorrência bibliográfica. As principais contribuições do estudo estão relacionadas a identificação do que já foi abordado, e quais são os campos em ascensão de publicações sobre a relação entre universidades e empreendedorismo. Compreende-se que o processo empreendedor acadêmico se origina com a motivação dos professores, da universidade, das indústrias e do governo, além do engajamento dos alunos com o objetivo de disseminar e comercializar o conhecimento que se origina dentro do ambiente universitário, por meio de atividades e ferramentas que não podem existir isoladamente sem estarem relacionadas com essas instâncias.
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