A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.194-215

Palavras-chave:

Conhecimento; Universidade; Indústrias; Empreendedorismo

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a interação entre as universidades e o empreendedorismo a partir da relação com a indústria e o conhecimento desenvolvido, por meio de mapeamento científico. Os dados coletados foram de fonte secundária por se tratar de uma pesquisa bibliométrica. A seleção da amostra foi realizada por meio de palavras-chave descritas na base Scopus, sendo elas “knowledg*”, “universit*”, “industr*” e “entrepreneur*”, gerando 249 artigos do período compreendido entre 2009 a 2017. Empregou-se técnicas de bibliometria, especificamente análise de cocitação, acoplamento e coocorrência bibliográfica. As principais contribuições do estudo estão relacionadas a identificação do que já foi abordado, e quais são os campos em ascensão de publicações sobre a relação entre universidades e empreendedorismo.  Compreende-se que o processo empreendedor acadêmico se origina com a motivação dos professores, da universidade, das indústrias e do governo, além do engajamento dos alunos com o objetivo de disseminar e comercializar o conhecimento que se origina dentro do ambiente universitário, por meio de atividades e ferramentas que não podem existir isoladamente sem estarem relacionadas com essas instâncias.

Biografia do Autor

Nairana Radtke Caneppele Bussler, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Bacharela em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2014), especialista em Coaching e Gerenciamento de Pessoas (UNIJUÍ/2016), mestra em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/2017), doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).  Vínculo Institucional Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da UNINOVE. Bolsista CAPES. Brasil.

José Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Bacharel em Administração de Empresas (Faculdade Trevisan, FT, Brasil), especialista em Estratégia Empresarial (Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil), mestre em Administração (UNINOVE), doutor em Administração (UNINOVE). Vínculo Institucional Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da UNINOVE, Brasil.

Cristina Dai Prá Martens, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Bacharela em Administração pela UPF-Universidade de Passo Fundo, mestra em Administração PPGA/EA/UFRGS e Centro Universitário UNIVATES, doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, Pós-doutorado no CERAG/UPMF-Université Pierre Mendès-France (Grenoble-França). Vínculo Institucional: coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos - PPGP da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, na UNINOVE.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Pós Doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação em Psicologia - FFCLRP-/USP. Vínculo Institucional: Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, na UNINOVE.

Downloads

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Bussler, N. R. C., Storopoli, J. E., Martens, C. D. P., & Nassif, V. M. J. (2020). A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 194–215. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.194-215