As Guerras Alimentares no Mundo Globalizado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.343-349Palavras-chave:
Alimentação. Políticas alimentares. Segurança Alimentar e Nutricional. Saúde Pública.Resumo
A segunda edição do livro Food Wars: the global battle for mouths, minds and markets de Tim Lang e Michael Haesman, publicado em 2015, é uma obra que reúne importantes elementos para a discussão das políticas agroalimentares no mundo globalizado. Neste sentido, a resenha objetiva discutir algumas dos elementos acerca da configuração do moderno sistema agroalimentar, bem como apresentar o panorama dos autores, com relação à sustentabilidade ambiental e econômica mundiais, pensado a partir da alimentação. A publicação discute saúde pública, questões ambientais, regime de produção, armazenamento, distribuição, os mercados globais e seus arranjos, a perspectiva dos consumidores no mundo moderno e as políticas alimentares mundiais, contextualizado em nove capítulos, que retratam o panorama da problemática alimentar no mundo. Ademais, a grande contribuição dos autores para a pesquisa científica relacionada com a Sociologia da Alimentação é a interlocução entre temas como a sustentabilidade ambiental, a busca por saúde e qualidade de vida e a alimentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).