Modernidade Agrícola das Microrregiões Baianas: Algumas evidências de heterogeneidade

AGRICULTURAL MODERNITY OF THE MICROREGIONS OF THE STATE OF BAHIA: SOME EVIDENCES OF HETEROGENEITY

Autores

  • Lucas Xavier Trindade Universidade de São Paulo – FEA/USP. São Paulo/SP, Brasil.
  • Paula Cristina Pedroso Moi Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • João Pedro de Castro Nunes Pereira Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.9707

Palavras-chave:

Tecnologia. Desenvolvimento agrícola. Epacialização.

Resumo

O artigo teve como objetivo classificar, analisar e especializar o nível de modernidade agrícola das microrregiões do estado da Bahia. Foi utilizado o Índice de Modernidade Agrícola (IMA) como indicador construído a partir de estatística multivariada, especificamente, análise fatorial com dados do Censo Agropecuário de 2006. A partir dos escores fatoriais foi construído o IMA que evidenciou a presença de heterogeneidade estrutural tecnológica no segmento agrícola no território baiano. Das 32 microrregiões, 18 apresentaram IMA inferior à média, caracterizando a convivência de bolsões de modernidade agrícola com microrregiões à margem do desenvolvimento tecnológico. Todas as microrregiões do extremo oeste baiano, fronteira agrícola do estado na região conhecida como MATOPIBA, onde predomina a produção de grãos voltados à exportação estão entre as microrregiões de elevado nível de modernidade bem como as microrregiões situadas ao sul do estado onde se concentram o segundo maior polo florestal e de celulose do país e a mais importante cultura agrícola do estado, o cacau, ambos direcionados a exportação.

Palavras-chave: Tecnologia. Desenvolvimento agrícola. Epacialização.

Biografia do Autor

Lucas Xavier Trindade, Universidade de São Paulo – FEA/USP. São Paulo/SP, Brasil.

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (EA-UFBA). Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE). Administrador (UESC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Paula Cristina Pedroso Moi, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2018), área de concentração Economia e Desenvolvimento. Especialização em Auditoria e Controladoria Empresarial pela UFMT (2017). Graduada em Administração pela UFMT (2015). 

João Pedro de Castro Nunes Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus/BA e Professor Orientador no Mestrado de Economia Regional e Políticas Públicas da UESC. 

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Trindade, L. X., Moi, P. C. P., & Pereira, J. P. de C. N. (2021). Modernidade Agrícola das Microrregiões Baianas: Algumas evidências de heterogeneidade: AGRICULTURAL MODERNITY OF THE MICROREGIONS OF THE STATE OF BAHIA: SOME EVIDENCES OF HETEROGENEITY. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 7–22. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.9707

Edição

Seção

Artigos