Modernidade Agrícola das Microrregiões Baianas: Algumas evidências de heterogeneidade
AGRICULTURAL MODERNITY OF THE MICROREGIONS OF THE STATE OF BAHIA: SOME EVIDENCES OF HETEROGENEITY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.9707Palabras clave:
Tecnologia. Desenvolvimento agrícola. Epacialização.Resumen
O artigo teve como objetivo classificar, analisar e especializar o nível de modernidade agrícola das microrregiões do estado da Bahia. Foi utilizado o Índice de Modernidade Agrícola (IMA) como indicador construído a partir de estatística multivariada, especificamente, análise fatorial com dados do Censo Agropecuário de 2006. A partir dos escores fatoriais foi construído o IMA que evidenciou a presença de heterogeneidade estrutural tecnológica no segmento agrícola no território baiano. Das 32 microrregiões, 18 apresentaram IMA inferior à média, caracterizando a convivência de bolsões de modernidade agrícola com microrregiões à margem do desenvolvimento tecnológico. Todas as microrregiões do extremo oeste baiano, fronteira agrícola do estado na região conhecida como MATOPIBA, onde predomina a produção de grãos voltados à exportação estão entre as microrregiões de elevado nível de modernidade bem como as microrregiões situadas ao sul do estado onde se concentram o segundo maior polo florestal e de celulose do país e a mais importante cultura agrícola do estado, o cacau, ambos direcionados a exportação.
Palavras-chave: Tecnologia. Desenvolvimento agrícola. Epacialização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).