Implementação do Mercado Institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Patos de Minas-MG
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.159-177Palavras-chave:
agricultura familiar; PNAE; implementação; burocrata a nível de rua; Patos de Minas-MGResumo
Estudo de caso de uma associação da agricultura familiar em Patos de Minas-MG, sobre o mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que objetivamos compreender seu processo de implementação. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação livre e entrevistas semiestruturadas. A criação e desenvolvimento da associação fundiu-se ao processo de implementação das compras do PNAE, embebidos por forte instrumentalidade quanto à obrigação legal de formalização do grupo, ocorrida de forma tutelada, com protagonismo, principalmente, de agentes externos. Após os três primeiros anos de poucos avanços, dificuldades e mudanças institucionais relevantes, houve aumento nas aquisições de alimentos, no número de associados e melhora na organização da associação. Identificamos o protagonismo por parte de sua Presidente e da Nutricionista da prefeitura, permeado por ações autônomas e envoltas em um contexto de alto grau de discrição, sendo esta última identificada como “burocrata a nível de rua”.
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