Emissões de Gases de Efeito Estufa Associadas às Dietas Alimentares no Brasil

GREENHOUSE GAS EMISSIONS ASSOCIATED WITH FOOD DIETS IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10660

Palavras-chave:

Mudança climática, Consumo alimentar, Brasil

Resumo

O Sistema alimentar é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Como estas emissões variam de produto a produto, alguns autores afirmam que as dietas alimentares precisam mudar para que a produção de alimentos possa crescer com mínimo impacto ambiental. Suprindo a carência de estudos sobre as emissões de GEE associadas às dietas no Brasil, este trabalho visa examinar o impacto das dietas alimentares consumidas nas 26 capitais estaduais do país e no Distrito Federal nas emissões de GEE por parte de indivíduos de diferentes estratos de renda. Os resultados mostram que carne bovina e produtos lácteos são as principais fontes de emissões de GEE no Brasil e que as dietas dos nortistas e dos indivíduos de maior renda emitem muito mais. Como as dietas alimentares consumidas no país variam muito em termos de emissão de GEE e de valor nutricional, há viabilidade de se adotarem a dietas que tanto atendam às necessidades nutricionais dos indivíduos quanto reduzam as emissões de GEE.

Biografia do Autor

Gabriella Nunes da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba.

Danilo Rolim Dias de Aguiar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba.

Mestre e Doutor em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Purdue University e na University of California - Davis. É professor titular no Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba, atuando nas áreas de economia do meio-ambiente e microeconomia aplicada. Anteriormente foi professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Adelson Martins Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),  Campus de Sorocaba.

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Recebeu Prêmio Edson Potsch Magalhães pela autoria da Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural (2008). Foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2007-2008). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba, participando dos grupos de pesquisas em Economia Aplicada – UFSCar e, em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC).

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Costa, G. N. da, Aguiar, D. R. D. de, & Figueiredo, A. M. (2021). Emissões de Gases de Efeito Estufa Associadas às Dietas Alimentares no Brasil: GREENHOUSE GAS EMISSIONS ASSOCIATED WITH FOOD DIETS IN BRAZIL. Desenvolvimento Em Questão, 19(55), 77–92. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10660