Emissões de Gases de Efeito Estufa Associadas às Dietas Alimentares no Brasil
GREENHOUSE GAS EMISSIONS ASSOCIATED WITH FOOD DIETS IN BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10660Mots-clés :
Mudança climática, Consumo alimentar, BrasilRésumé
O Sistema alimentar é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Como estas emissões variam de produto a produto, alguns autores afirmam que as dietas alimentares precisam mudar para que a produção de alimentos possa crescer com mínimo impacto ambiental. Suprindo a carência de estudos sobre as emissões de GEE associadas às dietas no Brasil, este trabalho visa examinar o impacto das dietas alimentares consumidas nas 26 capitais estaduais do país e no Distrito Federal nas emissões de GEE por parte de indivíduos de diferentes estratos de renda. Os resultados mostram que carne bovina e produtos lácteos são as principais fontes de emissões de GEE no Brasil e que as dietas dos nortistas e dos indivíduos de maior renda emitem muito mais. Como as dietas alimentares consumidas no país variam muito em termos de emissão de GEE e de valor nutricional, há viabilidade de se adotarem a dietas que tanto atendam às necessidades nutricionais dos indivíduos quanto reduzam as emissões de GEE.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).