Estratégia e Criação do Conhecimento: um Estudo Exploratório no Setor de Confecções em Campina Grande - PB
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.161-186Abstract
O objetivo deste trabalho refere-se à identificação dos tipos de estratégias utilizadas pelas empresas participantes do APL de confecções, em Campina Grande/PB, segundo o modelo proposto por Von Krogh, Roos e Slocum (1994), que sugerem a existência de dois tipos básicos de estratégia: sobrevivência e avanço. As estratégias de sobrevivência asseguram a rentabilidade no presente, acentuam os pontos fortes e atenuam os pontos fracos da atual base de recursos e conhecimento da empresa. Já as estratégias de avanço constroem a rentabilidade no futuro, reforçam os pontos fortes e tentam eliminar os pontos fracos na futura base de recursos de conhecimentos da empresa. A pesquisa realizada foi caracterizada como um estudo exploratório, tendo sido utilizados os métodos quantitativos e qualitativos, apresentando como resultado a identificação da estratégia de sobrevivência para as 21 empresas e os dois tipos de estratégia (sobrevivência e avanço) para o caso da cooperativa de algodão colorido.
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