Estratégia e Criação do Conhecimento: um Estudo Exploratório no Setor de Confecções em Campina Grande - PB
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.161-186Resumo
O objetivo deste trabalho refere-se à identificação dos tipos de estratégias utilizadas pelas empresas participantes do APL de confecções, em Campina Grande/PB, segundo o modelo proposto por Von Krogh, Roos e Slocum (1994), que sugerem a existência de dois tipos básicos de estratégia: sobrevivência e avanço. As estratégias de sobrevivência asseguram a rentabilidade no presente, acentuam os pontos fortes e atenuam os pontos fracos da atual base de recursos e conhecimento da empresa. Já as estratégias de avanço constroem a rentabilidade no futuro, reforçam os pontos fortes e tentam eliminar os pontos fracos na futura base de recursos de conhecimentos da empresa. A pesquisa realizada foi caracterizada como um estudo exploratório, tendo sido utilizados os métodos quantitativos e qualitativos, apresentando como resultado a identificação da estratégia de sobrevivência para as 21 empresas e os dois tipos de estratégia (sobrevivência e avanço) para o caso da cooperativa de algodão colorido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).