O Barômetro da Sustentabilidade Aplicado ao Município de Taubaté-SP
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.230-264Keywords:
barômetro da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidadeAbstract
A sociedade contemporânea tem apresentado uma preocupação crescente com o impacto ambiental provocado pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. Em consequencia dessa preocupação, e de pesquisas que indicam a possibilidade de existirem impactos negativos como consequencia da utilização intensa dos recursos naturais. A comunidade científica, em conjunto com a sociedade, os governos e as organizações, desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável, bem como, algumas metodologias para avaliar o nível de sustentabilidade local, nacional ou do planeta. A partir deste contexto, o objetivo desse artigo, é por meio de pesquisa bibliográfica e documental, contribuir para a reflexão sobre o que é sustentabilidade e a metodologia Barômetro da Sustentabilidade (BS). Complementar ao estudo bibliográfico apresenta-se uma a aplicação da metodologia BS ao município de Taubaté-SP, por meio da coleta, tabulação e análise quantitativa e qualitativa de diversas fontes. A análise dos dados coletados de acordo com a metodologia BS, indica que o município de Taubaté-SP encontra-se num patamar de quase sustentável.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).