As Interfaces da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Política Industrial: Dilemas na Trajetória Recente do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.60-100Palabras clave:
Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, Política Industrial, Brasil, Sociologia da Ciência e Tecnologia, Política PúblicaResumen
O Objetivo deste artigo é discutir as interfaces entre a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Política Industrial, tratando dos seus dilemas a partir da sua trajetória histórica no Brasil. O método dessa pesquisa é caracterizado por ser predominantemente bibliográfico e qualitativo. Tem caráter bibliográfico, pois se propõe investigar a trajetória e a dinâmica da Política de CT&I e da Política Industrial no Brasil utilizando-se de procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e documental para compreensão dos temas relacionados. A originalidade do trabalho está centrada no desenvolvimento de uma linha argumentativa sobre o papel da articulação destas duas políticas a partir da raiz de suas funções: o papel para a construção de uma política para a sustentação de um processo de desenvolvimento nacional. Desta forma, permite-se questionar que modelo de sistema de tecnologia e inovação se pretende e estrutura-se uma base crítica para avaliar os planos nacionais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), bem como de política industrial. As políticas de CT&I e industriais de 2000 em diante se pautaram em privilegiar setores existentes, mas não necessariamente fundamentais para a construção de um novo padrão tecnológico e de inovação. Este próprio padrão demanda a discussão articulada entre diferentes agentes, diferente as mudanças nas políticas em períodos tão curtos (3 políticas em menos de 10 anos). Isso resulta em um sistema sustentado em inovação incremental e em políticas desarticuladas, revisitadas a cada interesse governamental e não de Estado, na concepção do termo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.