Corredores de Desenvolvimento: Conceito e Aplicação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.99-134Keywords:
Desenvolvimento RegionalAbstract
Este estudo tem por tema os corredores de desenvolvimento em seu aspecto urbano. O objetivo foi trazer uma definição de corredores urbanos de desenvolvimento aliando seu tratamento teórico com a demonstração da aplicabilidade prática de suas dinâmicas locais a partir da delimitação de um conjunto de pré-condições. A pesquisa foi descritiva com estudos de caso. A definição alcançada foi a de que o corredor de desenvolvimento é uma área que liga dois polos, podendo ter seu nível de desenvolvimento elevado devido a sua localização. O corredor de desenvolvimento passa a sê-lo a partir do momento em que são determinados objetivos de desenvolvimento para esta faixa de ligação entre pontos. Assim, o corredor deve ser orientado de acordo com seus objetivos para então assumir uma forma e ser alvo de medidas estratégicas. Não é possível que se adote um único modelo geral de desenvolvimento de estratégia para corredores de desenvolvimento para todas as regiões visto que cada uma possui peculiaridades que a torna diferente das demais. Estes aspectos precisam ser analisados em conjunto para que se tenha uma visão geral a partir de elementos particulares. Palavras-chave: corredores urbanos de desenvolvimento; desenvolvimento regional; planejamento e estratégias de desenvolvimento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).