Aplicação da Escala-NEP para a Mensuração da Consciência Ecológica de Professores Universitários: Perfil e Implicações para Estudos Futuros
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.19.207-238Keywords:
Consciência Ecológica, Comportamento Ambiental, Paradigma EcológicoAbstract
O presente estudo teve por objetivo investigar a consciência ecológica de professores universitários dos cursos de administração de instituições brasileiras. Para tanto, adotou-se a escala do Novo Paradigma Ecológico (Escala-NEP) desenvolvida por Dunlap e Van Liere (1978) e atualizada por Dunlap, Van Liere, Mertig e Jones (2000). Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey para, posteriormente, realizar a análise fatorial exploratória e análises descritivas. Observou-se que professores universitários apresentam uma consciência ecológica considerada alta, com uma média de 3,66 para toda a Escala-NEP. Conforme os resultados, a consciência ecológica é mais evidente entre as mulheres, divorciadas, que têm filhos, estão na faixa etária dos 40 a 59 anos e possuem uma renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos.Através da análise fatorial exploratória a Escala-NEP, antes com 15 variáveis, passou a contar com 9 variáveis distribuídas nos 4 fatores encontrados. A escala apresentou uma consistência interna significante, tendo um alfa de Cronbach de 0,743. O primeiro fator foi nomeado de anti-antropocentrismo, o fator 2 foi chamado de limites do crescimento, o fator 3 recebeu o título de crise ecológica e o fator 4 recebeu o nome de rejeição do excepcionalismo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.