Aplicação da Escala-NEP para a Mensuração da Consciência Ecológica de Professores Universitários: Perfil e Implicações para Estudos Futuros
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.19.207-238Palabras clave:
Consciência Ecológica, Comportamento Ambiental, Paradigma EcológicoResumen
O presente estudo teve por objetivo investigar a consciência ecológica de professores universitários dos cursos de administração de instituições brasileiras. Para tanto, adotou-se a escala do Novo Paradigma Ecológico (Escala-NEP) desenvolvida por Dunlap e Van Liere (1978) e atualizada por Dunlap, Van Liere, Mertig e Jones (2000). Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey para, posteriormente, realizar a análise fatorial exploratória e análises descritivas. Observou-se que professores universitários apresentam uma consciência ecológica considerada alta, com uma média de 3,66 para toda a Escala-NEP. Conforme os resultados, a consciência ecológica é mais evidente entre as mulheres, divorciadas, que têm filhos, estão na faixa etária dos 40 a 59 anos e possuem uma renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos.Através da análise fatorial exploratória a Escala-NEP, antes com 15 variáveis, passou a contar com 9 variáveis distribuídas nos 4 fatores encontrados. A escala apresentou uma consistência interna significante, tendo um alfa de Cronbach de 0,743. O primeiro fator foi nomeado de anti-antropocentrismo, o fator 2 foi chamado de limites do crescimento, o fator 3 recebeu o título de crise ecológica e o fator 4 recebeu o nome de rejeição do excepcionalismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).