Influência dos Grupos de Pressão no Processo de Elaboração da Lei de Biossegurança
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.373-400Keywords:
Grupos de pressão, CTNBio, Organismos Geneticamente Modificados, Biotecnologia.Abstract
Este artigo analisa a atuação dos Grupos de Pressão Favoráveis e Contrários à difusão dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) durante o processo de elaboração e discussão, no Congresso Nacional, da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05) e seus desdobramentos posteriores. Discute-se o papel desempenhado por cada um desses grupos à luz da Teoria dos Grupos. São apresentados os Grupos de Pressão Favoráveis e os Contrários, e as estratégias utilizadas por cada um deles, bem como, a participação de Outros Interlocutores no processo. Em seguida, são apresentadas as fases do processo de elaboração e votação da Lei de Biossegurança e a participação desses Grupos em cada fase. Apontam-se às perdas e ganhos dos Grupos nos dez anos de vigência da Lei e conclui-se que, apesar dos embates entre eles ter sido importante para um melhor equilíbrio do texto da Lei, com ambos tendo algumas das suas principais reivindicações atendidas, contudo, os Grupos Favoráveis obtiveram, nesses dez anos, amplo domínio na aprovação de seus pleitos nas pautas de deliberação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), sem nenhuma intervenção importante por parte do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).