A relação entre Capital Intelectual, Capacidade Absortiva e Inovação: Proposta de um Framework
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.77-112Keywords:
Capital Intelectual, Capacidade Absortiva, Inovação, Framework teóricoAbstract
O ambiente de mercado, de crescente competição entre os agentes econômicos, está, cada vez mais, complexo e multifacetado. Na medida em que as organizações diversificam a oferta de produtos e serviços, os consumidores constituem nichos específicos, que exigem, na maioria das vezes, a concepção de soluções customizadas, sem custos adicionais. Este aparente trade-off requer das organizações investimento em processos de inovação, que se apoiam em conjunto de recursos organizacionais que facultam a sua operacionalização, com destaque para as pessoas. Diversos estudos evidenciam que o eixo estruturante da inovação é o conhecimento. Para estimular a manifestação do conhecimento individual, seu compartilhamento e combinação, facultando a constituição do conhecimento organizacional, conduzindo, pari passu, ao desenvolvimento da capacidade de inovar, a organização deve apresentar a Capacidade Absortiva. Trata-se de um desafio relevante, que depende, em grande parte, de investimentos da organização, para o desenvolvimento do Capital Intelectual. A reflexão acerca da influência do Capital Intelectual para potencializar a Capacidade Absortiva Organizacional, para criar o ambiente favorável para a inovação, constitui o eixo estruturante para este trabalho, em formato de ensaio teórico, que resulta em proposição de um framework, a ser testado empiricamente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).