Práticas de Gestão e Desempenho Financeiro: Um Estudo Realizado em Empresas da Região de Campo Limpo Paulista
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.279-311Keywords:
Recurso, Capacidade, Desempenho financeiro, Micro e pequena empresa, EficiênciaAbstract
Esta pesquisa verifica o efeito da gestão balanceada no desempenho financeiro de pequenas e médias empresas, a partir das suas práticas de gestão. A literatura da RBV explica que a restrição de recursos impede as firmas terem o desempenho diferenciado, e a ausência de práticas de gestão adequadas é uma dessas restrições. Lança-se aqui o conceito de gestão balanceada como uma capacidade desenvolvida internamente a firma, capaz de promover práticas de gestão eficientes para o alcance de desempenho financeiro superior. Para definir gestão balanceada utiliza-se os conceitos de alinhamento, coerência e consistência (Ansoff, 1979; Henderson; Venkatraman, 1993; Mintzberg et al. 2000). Para resolver a pergunta de partida proposta utilizou-se de análise multivariada de dados com uma amostra de 54 empresas da Região de Campo Limpo Paulista (SP). Especificamente algumas variáveis de controle foram utilizadas na regressão com o intuito de reduzir relações não previstas pelas hipóteses. Os resultados indicam que empresas com gestão balanceada apresentam leve superioridade no desempenho financeiro em relação àquelas que não apresentam esta característica. Tendo sido possível separar as empresas em dois grupos, os resultados apontaram que as práticas de gestão foram importantes preditoras no desempenho das empresas com gestão balanceada. A pesquisa ensina que as praticas de gestão não são recursos que por si só resolvem o problema do desempenho superior, os indivíduos precisam estar dispostos a despender esforços para balancear sua gestão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).