Práticas de Gestão e Desempenho Financeiro: Um Estudo Realizado em Empresas da Região de Campo Limpo Paulista

Autores

  • Anderson Queiroz Lemos Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Djair Picchiai Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.279-311

Palavras-chave:

Recurso, Capacidade, Desempenho financeiro, Micro e pequena empresa, Eficiência

Resumo

Esta pesquisa verifica o efeito da gestão balanceada no desempenho financeiro de pequenas e médias empresas, a partir das suas práticas de gestão. A literatura da RBV explica que a restrição de recursos impede as firmas terem o desempenho diferenciado, e a ausência de práticas de gestão adequadas é uma dessas restrições. Lança-se aqui o conceito de gestão balanceada como uma capacidade desenvolvida internamente a firma, capaz de promover práticas de gestão eficientes para o alcance de desempenho financeiro superior. Para definir gestão balanceada utiliza-se os conceitos de alinhamento, coerência e consistência (Ansoff, 1979; Henderson; Venkatraman, 1993; Mintzberg et al. 2000). Para resolver a pergunta de partida proposta utilizou-se de análise multivariada de dados com uma amostra de 54 empresas da Região de Campo Limpo Paulista (SP). Especificamente algumas variáveis de controle foram utilizadas na regressão com o intuito de reduzir relações não previstas pelas hipóteses. Os resultados indicam que empresas com gestão balanceada apresentam leve superioridade no desempenho financeiro em relação àquelas que não apresentam esta característica. Tendo sido possível separar as empresas em dois grupos, os resultados apontaram que as práticas de gestão foram importantes preditoras no desempenho das empresas com gestão balanceada. A pesquisa ensina que as praticas de gestão não são recursos que por si só resolvem o problema do desempenho superior, os indivíduos precisam estar dispostos a despender esforços para balancear sua gestão.

Biografia do Autor

Anderson Queiroz Lemos, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorando em Administração na linha de Estratégia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP.

Djair Picchiai, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP).

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Professor da Fundação Getúlio Vargas - SP e colaborador do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista.

Downloads

Publicado

2014-01-07

Como Citar

Lemos, A. Q., & Picchiai, D. (2014). Práticas de Gestão e Desempenho Financeiro: Um Estudo Realizado em Empresas da Região de Campo Limpo Paulista. Desenvolvimento Em Questão, 12(25), 279–311. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.279-311

Edição

Seção

Artigos