Mídia e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise da Cobertura Jornalística das Conferências Ambientais da ONU

Autores

  • Clóvis Reis Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Michel Imme Sabbagh Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Yanet Maria Reimondo Barrios Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.32-45

Palavras-chave:

Mídia. Desenvolvimento sustentável. Jornal de Santa Catarina.

Resumo

O presente artigo analisa as implicações da cobertura da mídia em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável. A investigação centrou-se em apresentar um estudo de caso sobre a cobertura das Conferências Ambientais da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, 1992, 2002 e 2012 pelo Jornal de Santa Catarina (JSC). Dessa forma, e por meio de uma análise morfológica e de conteúdo, o trabalho explora o tratamento do conceito de desenvolvimento sustentável pela mídia e como se poderia avançar no entendimento das suas dimensões e na necessidade do debate permanente sobre tais questões. O estudo apontou que o JSC divulgou de maneira superficial o conceito de desenvolvimento sustentável, concentrando-se especialmente em informações oficiais e na reprodução de notícias de agências nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Clóvis Reis, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Michel Imme Sabbagh, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Assessor de imprensa da Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Yanet Maria Reimondo Barrios, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil. Doutoranda do PPG em Desenvolvimento Regional da FURB. Graduada em Comunicação Social pela Universidade da Havana. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Reis, C., Sabbagh, M. I., & Barrios, Y. M. R. (2020). Mídia e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise da Cobertura Jornalística das Conferências Ambientais da ONU. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 32–45. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.32-45

Edição

Seção

Artigos