Mídia e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise da Cobertura Jornalística das Conferências Ambientais da ONU
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.32-45Palavras-chave:
Mídia. Desenvolvimento sustentável. Jornal de Santa Catarina.Resumo
O presente artigo analisa as implicações da cobertura da mídia em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável. A investigação centrou-se em apresentar um estudo de caso sobre a cobertura das Conferências Ambientais da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, 1992, 2002 e 2012 pelo Jornal de Santa Catarina (JSC). Dessa forma, e por meio de uma análise morfológica e de conteúdo, o trabalho explora o tratamento do conceito de desenvolvimento sustentável pela mídia e como se poderia avançar no entendimento das suas dimensões e na necessidade do debate permanente sobre tais questões. O estudo apontou que o JSC divulgou de maneira superficial o conceito de desenvolvimento sustentável, concentrando-se especialmente em informações oficiais e na reprodução de notícias de agências nacionais e internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).