Ecoinovação no Agronegócio: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Alice Munz Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ângela Rozane Leal de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luiz Clóvis Belarmino Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.201-216

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, inovação ambiental, inovação ecológica, inovação verde

Resumo

As crises sócio ecológicas globais enfrentadas pela sociedade contemporânea requerem o desenvolvimento de inovações ambientais pautadas na sustentabilidade, denominadas nesse estudo, como ecoinovações. No contexto agrícola/agronegocial tal necessidade torna-se ainda mais evidente, haja vista sua relação direta entre impactos agro ecossistêmicos e mecanismos de mercado. Com vistas à essa conjuntura, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar as diferentes abordagens da ecoinovação no contexto agrícola/agronegocial, existentes na literatura. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir de artigos científicos de alto impacto publicados nas bases de dados Scopus e Web of Science. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução temporal das publicações, predominantemente nos últimos três anos, associada à uma evolução conceitual do fenômeno estudado. As abordagens de ecoinovação foram divididas em quatro grupos: ecoinovação em produtos e processos; difusão da ecoinovação; avaliação do ciclo de vida, e; sistemas de ecoinovação. Assim, sintetizam-se os esforços científicos em prol do entendimento e viabilização desse fenômeno e suas distintas interfaces. Como tendências e desafios para a ecoinovação no contexto analisado, tem-se principalmente a multidisciplinariedade dessa temática, o que dificulta estabelecer estratégias para seu desenvolvimento. Todavia, apresenta-se um conjunto de potencialidades que envolvem inovação ambiental no agronegócio, apresentando possíveis diretrizes para o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas.

Biografia do Autor

Alice Munz Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ângela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luiz Clóvis Belarmino, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Mestre em Economia Aplicada pela Universidad de Granada, Espanha. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Fernandes, A. M., Souza, Ângela R. L. de, & Belarmino, L. C. (2020). Ecoinovação no Agronegócio: revisão sistemática da literatura. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 201–216. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.201-216

Edição

Seção

Artigos