Ecoinovação no Agronegócio: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.201-216Palabras clave:
desenvolvimento sustentável, inovação ambiental, inovação ecológica, inovação verdeResumen
As crises sócio ecológicas globais enfrentadas pela sociedade contemporânea requerem o desenvolvimento de inovações ambientais pautadas na sustentabilidade, denominadas nesse estudo, como ecoinovações. No contexto agrícola/agronegocial tal necessidade torna-se ainda mais evidente, haja vista sua relação direta entre impactos agro ecossistêmicos e mecanismos de mercado. Com vistas à essa conjuntura, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar as diferentes abordagens da ecoinovação no contexto agrícola/agronegocial, existentes na literatura. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir de artigos científicos de alto impacto publicados nas bases de dados Scopus e Web of Science. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução temporal das publicações, predominantemente nos últimos três anos, associada à uma evolução conceitual do fenômeno estudado. As abordagens de ecoinovação foram divididas em quatro grupos: ecoinovação em produtos e processos; difusão da ecoinovação; avaliação do ciclo de vida, e; sistemas de ecoinovação. Assim, sintetizam-se os esforços científicos em prol do entendimento e viabilização desse fenômeno e suas distintas interfaces. Como tendências e desafios para a ecoinovação no contexto analisado, tem-se principalmente a multidisciplinariedade dessa temática, o que dificulta estabelecer estratégias para seu desenvolvimento. Todavia, apresenta-se um conjunto de potencialidades que envolvem inovação ambiental no agronegócio, apresentando possíveis diretrizes para o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).