Saberes e Modos de Vida: por um Projeto Coletivo de Turismo de Base Comunitária na Comunidade Ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, Mato Grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.202-221

Palavras-chave:

Turismo de base comunitaria., Planejamento estratégico., Estudo diagnóstico., Comunidade local.

Resumo

Frente a crise socioeconômica e ambiental, o Turismo de Base Comunitária (TBC) representa uma alternativa ao desenvolvimento que tem como escopo conservar os recursos naturais, promovendo o bem-estar das comunidades por meio da geração de renda e inclusão social. O objetivo deste estudo está em investigar os principais desafios e possibilidades para o desenvolvimento do turismo de base comunitária na comunidade ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, marco da fundação do município de Cuiabá-MT. Metodologicamente optou-se pela pesquisa de campo; como ferramenta de análise situacional, a matriz de Swot e a análise dos dados foram concatenados com o discurso de Foucault. Os resultados  preliminares evidenciam que a localidade de São Gonçalo Beira Rio apresenta possibilidades para o desenvolvimento do TBC,  frente a riqueza de saberes e dos seus modos de vida desta comunidade. Porém, em função da complexidade e das inúmeras variáveis identificadas, será necessário um planejamento coletivo, iniciando-se pela sensibilização, mobilização e qualificação dos atores envolvidos, bem como adoção de estratégias comunitárias a fim de auferir melhores resultados.

Biografia do Autor

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ana Paula Pereira Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Nutrição, Alimentos e Metabolismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nutricionista Pela Faculdade de Nutrição (UFMT). Especialista em Nutrição Humana e Clínica; Nutricionista e Administradora pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFMT).

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Alcântara, L. C. S., & Duarte, A. P. P. (2020). Saberes e Modos de Vida: por um Projeto Coletivo de Turismo de Base Comunitária na Comunidade Ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, Mato Grosso, Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 202–221. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.202-221

Edição

Seção

Artigos