Saberes e Modos de Vida: por um Projeto Coletivo de Turismo de Base Comunitária na Comunidade Ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.202-221Palabras clave:
Turismo de base comunitaria., Planejamento estratégico., Estudo diagnóstico., Comunidade local.Resumen
Frente a la crisis socioeconómica y ambiental, el Turismo de Base Comunitaria (TBC) representa una alternativa al desarrollo que tiene como objetivo conservar los recursos naturales, promoviendo el bienestar de las comunidades a través de la generación de ingresos e inclusión social. El objetivo de este estudio está en investigar los principales desafíos y posibilidades para el desarrollo del turismo de base comunitaria en la comunidad ribereña São Gonçalo Beira Rio, marco de la fundación del municipio de Cuiabá-MT. Metodológicamente se optó por la investigación de campo; como herramienta de análisis situacional, la matriz de Swot y el análisis del discurso de Foucault. Los resultados preliminares llevan a creer que la localidad de São Gonçalo Beira Rio presenta posibilidades para el desarrollo del TBC, frente a la riqueza de saberes y modos de vida de esta comunidad. Sin embargo, en función de la complejidad y de las innumerables variables identificadas, será necesario un planeamiento colectivo, iniciándose por la sensibilización, movilización y calificación de los actores involucrados, así como adopción de estrategias comunitarias a fin de medir mejores resultados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.