Saberes e Modos de Vida: por um Projeto Coletivo de Turismo de Base Comunitária na Comunidade Ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, Mato Grosso, Brasil
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.202-221Mots-clés :
Turismo de base comunitaria., Planejamento estratégico., Estudo diagnóstico., Comunidade local.Résumé
Frente a crise socioeconômica e ambiental, o Turismo de Base Comunitária (TBC) representa uma alternativa ao desenvolvimento que tem como escopo conservar os recursos naturais, promovendo o bem-estar das comunidades por meio da geração de renda e inclusão social. O objetivo deste estudo está em investigar os principais desafios e possibilidades para o desenvolvimento do turismo de base comunitária na comunidade ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, marco da fundação do município de Cuiabá-MT. Metodologicamente optou-se pela pesquisa de campo; como ferramenta de análise situacional, a matriz de Swot e a análise dos dados foram concatenados com o discurso de Foucault. Os resultados preliminares evidenciam que a localidade de São Gonçalo Beira Rio apresenta possibilidades para o desenvolvimento do TBC, frente a riqueza de saberes e dos seus modos de vida desta comunidade. Porém, em função da complexidade e das inúmeras variáveis identificadas, será necessário um planejamento coletivo, iniciando-se pela sensibilização, mobilização e qualificação dos atores envolvidos, bem como adoção de estratégias comunitárias a fim de auferir melhores resultados.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).