O Hiato Salarial entre Homens e Mulheres na Administração Pública Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11455Palabras clave:
Hiato Salarial; Servidor Público; Discriminação Salarial.Resumen
Este trabajo tiene como objetivo identificar la posible existencia de discriminación salarial entre hombres y mujeres en el sector público brasileño. El estudio se realiza a partir de la base de datos de la Encuesta Nacional Continua por Muestreo de Hogares del primer trimestre de 2018. Se utiliza el método de regresión con variables binarias para estimar la brecha salarial entre servidores públicos. Los resultados muestran que el funcionario tiene un ingreso promedio superior al de la funcionaria, por lo que se concluye que existe discriminación salarial en el servicio público brasileño, aunque ambos sexos se rigen por la misma ley.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).