Viabilidade Estratégica e Econômica de Práticas Sustentáveis no Departamento de Compras: Estudo de Caso de uma IES Privada no Brasil
STRATEGIC AND ECONOMIC VIABILITY OF SUSTAINABLE PURCHASES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11501Palabras clave:
Instituição de ensino superior. Compras sustentáveis. Estratégias sustentáveis. Sustentabilidade. Viabilidade econômica.Resumen
O consumo consciente tornou-se imperativo em sociedades que repensam seu modelo de desenvolvimento. Por exemplo, para uma Instituição de Ensino Superior (IES), que demanda grandes quantidades de materiais, as compras sustentáveis representam uma oportunidade de múltiplos benefícios elencados nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. As estratégias sustentáveis de compras, no entanto, podem aumentar a especulação quanto aos efeitos negativos, principalmente aqueles relacionados à parte econômica, fazendo-se necessários estudos que facilitem as tomadas de decisão. Por isso, o objetivo é avaliar a viabilidade estratégica e econômica de práticas sustentáveis no setor de compras de uma IES privada do Brasil. Os resultados mostram a importância de se considerar a sustentabilidade no planejamento estratégico, que deverá estar integrado em todas as áreas da instituição, incluindo o departamento de compras. Pretende-se mostrar, também, que, embora a viabilidade econômica das compras sustentáveis seja fundamental, necessita-se ponderar os impactos econômicos, sociais e ambientais para a instituição.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).