Desempenho das exportações de produtos automotivos brasileiros (2000-2017): uma análise empírica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12405Palabras clave:
Setor Automotivo;, Vantagem Comparativa, Modelo GravitacionalResumen
O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o desempenho das exportações do setor automotivo brasileiro no período de 2000 a 2017. Neste sentido, utilizaram-se os Índices de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), Orientação Regional (IOR) e o Modelo Gravitacional para analisar o impacto de algumas variáveis (PIB, Acordo Comercial e Distância) no fluxo comercial automotivo. Os resultados do IVCRS demonstraram que o Brasil apresentou desvantagens comparativas reveladas com relação às exportações de produtos automotivos para todos os anos abordados nesta pesquisa, com exceção de 2005. Já os resultados do IOR indicaram que as exportações desse setor estão direcionadas principalmente para a Argentina, e, em menor importância, para o México, o Chile, o Uruguai e o Paraguai. Os resultados obtidos por meio do Modelo Gravitacional indicaram que o PIB do país exportador e importador apresentou impacto positivo, a distância, impacto negativo, e que a presença de acordos bilaterais de comércio aumenta o fluxo comercial de produtos automotivos brasileiros entre países, na proporção de 11.64%.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).