Influenciadores digitais e o sistema de capitais como fator para contratação de serviços na cidade de Pelotas/RS

Autores/as

  • Camila Waltzer
  • Priscila Nesello Universidade Federal de Pelotas
  • Isabel Cristina Rosa Barros Rasia UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12648

Palabras clave:

Sistema de Capitais. Influenciadores Digitais. Marketing de Influência.

Resumen

Com a democratização da internet e a facilidade de acesso aos meios de comunicação, as relações e a troca de informações passaram por uma mudança. O meio digital está em alta e, junto deste, surgiram os influenciadores digitais. Esses influenciadores são pessoas que detêm um grande público em redes sociais e utilizam deste espaço para promoção de publicidades para empresas. Diante da ascensão dos influenciadores digitais, este artigo buscou analisar de que forma ocorre a influência do sistema de capitais na decisão do lojista de contratar o serviço de um influenciador digital. Visando a alcançar uma melhor compreensão sobre a temática escolhida, a análise se deu a partir de entrevistas realizadas com lojistas e influenciadores digitais. Obteve-se quatro entrevistas, sendo duas com lojistas e duas com influenciadores digitais. Foi feita uma análise de conteúdo com o apoio do software NVIVO. Como resultado, encontrou-se que os capitais mais presentes nas atividades profissionais foram o Capital Identidade e o Capital Inteligência. Os capitais influenciam na decisão do lojista de contratar os serviços de influenciadores digitais, pois estes estabelecem uma conexão entre o público do influenciador (seus seguidores) com ele próprio e com a marca que este está apresentando.

Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Waltzer, C. ., Nesello, P. ., & Rosa Barros Rasia, I. C. (2022). Influenciadores digitais e o sistema de capitais como fator para contratação de serviços na cidade de Pelotas/RS. Desarollo En Cuestión, 20(58), e12648. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12648