Influenciadores digitais e o sistema de capitais como fator para contratação de serviços na cidade de Pelotas/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12648Palabras clave:
Sistema de Capitais. Influenciadores Digitais. Marketing de Influência.Resumen
Com a democratização da internet e a facilidade de acesso aos meios de comunicação, as relações e a troca de informações passaram por uma mudança. O meio digital está em alta e, junto deste, surgiram os influenciadores digitais. Esses influenciadores são pessoas que detêm um grande público em redes sociais e utilizam deste espaço para promoção de publicidades para empresas. Diante da ascensão dos influenciadores digitais, este artigo buscou analisar de que forma ocorre a influência do sistema de capitais na decisão do lojista de contratar o serviço de um influenciador digital. Visando a alcançar uma melhor compreensão sobre a temática escolhida, a análise se deu a partir de entrevistas realizadas com lojistas e influenciadores digitais. Obteve-se quatro entrevistas, sendo duas com lojistas e duas com influenciadores digitais. Foi feita uma análise de conteúdo com o apoio do software NVIVO. Como resultado, encontrou-se que os capitais mais presentes nas atividades profissionais foram o Capital Identidade e o Capital Inteligência. Os capitais influenciam na decisão do lojista de contratar os serviços de influenciadores digitais, pois estes estabelecem uma conexão entre o público do influenciador (seus seguidores) com ele próprio e com a marca que este está apresentando.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).