A Comunidade de Prática como Ferramenta da Criação de Conhecimento no Contexto do Agronegócio

Autores/as

  • Erlaine Binotto
  • Marina Keiko Nakayama
  • Elisabete Stradiotto Siqueira
  • Alexandre Pereira Salgado Junior

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.11-42

Resumen

Diante do interesse no estudo das Comunidades de Prática (CoPs), tendo como pano de fundo a gestão do conhecimento, este artigo tem como objetivo identificar o papel das Comunidades de Prática para a ocorrência da criação de conhecimento em propriedades rurais no Brasil, em uma realidade cooperativa, e na Austrália, onde os negócios são conduzidos individualmente. O estudo é do tipo descritivo, de caráter qualitativo, complementado por dados quantitativos. Delineia-se por estudo de casos recorrendo a documentação e observação

in loco, questionário e focus group. Os resultados comprovaram que o aspecto cultural e o estilo das relações exercem forte influência para que as trocas informacionais ocorram e para a maior ampliação da atuação das Comunidades de Prática (CoPs), que podem ser suporte para a criação de conhecimento. As CoPs se constituem em um processo social e cognitivo que não depende somente de tecnologia. Com isso, os grupos que têm oportunidade para realizar discussões ajudam as pessoas a conhecerem e assimilarem conhecimentos, ao permitir que todos perguntem e relatem algo novo que tenham tido a chance de conhecer e, ao mesmo tempo, revisarem seus pontos de vista.

Biografía del autor/a

Erlaine Binotto

Coordenadora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Administração da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Lages/SC.

Marina Keiko Nakayama

Profesora do Programa de Pós-graduação em Engenharia em Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Elisabete Stradiotto Siqueira

Professora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Administração da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Lages/SC.

Alexandre Pereira Salgado Junior

Professor da Universidade de São Paulo - USP.

Publicado

2011-10-20

Cómo citar

Binotto, E., Nakayama, M. K., Siqueira, E. S., & Salgado Junior, A. P. (2011). A Comunidade de Prática como Ferramenta da Criação de Conhecimento no Contexto do Agronegócio. Desenvolvimento Em Questão, 5(10), 11–42. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.11-42

Número

Sección

Artigos