Governança Local e Democrática em Dois Municípios da Grande Florianópolis: estudo sobre Conselhos Municipais e Políticas de Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.127-160Resumen
O tema deste artigo é a democracia e o processo de descentralização administrativa na região da Grande Florianópolis, com destaque para a capital, Florianópolis, e para São José, um município adjacente. O governo estadual catarinense, sob a gestão de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), teve início em janeiro de 2003 com a proposta de reforma administrativa focada na idéia de descentralização. Uma grande mudança legislativa e estrutural tem sido desde estão promovida, com novas instituições, como os Conselhos de Desenvolvimento Regionais e as Secretarias Regionais de Desenvolvimento. Na pesquisa buscou-se saber se há estruturas de governança local em condições de apoiar o processo descentralizador, ou seja, entender quais conselhos municipais estão em funcionamento, quais são suas principais características sociopolíticas e administrativas. Os conselhos municipais representam a possibilidade de expansão e qualificação da democracia participativa, expressando a cultura cívica (capital social). A pesquisa foi qualitativa, com perfil exploratório e descritivo, além de interpretativo. O estudo mostrou, entre outros dados, que há grande desinformação sobre os conselhos municipais entre os órgãos das prefeituras da região e não somente na sociedade civil, com exceção dos casos de Florianópolis e de São José.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).