Proposta metodológica para avaliação de eventos criativos em municípios como recurso de desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.61.16053Palabras clave:
cultura, economia criativa, desenvolvimento territorial, método de pesquisa, eventoResumen
A dimensão cultural dos territórios tem sido compreendida como uma potencialidade para o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa. A identificação das especificidades culturais que distinguem o território associada à estruturação de políticas públicas de fomento a produtos culturais potencialmente pode ser uma maneira de gerar emprego e renda para a população, com base na identidade territorial. Uma dificuldade dos municípios é mensurar os resultados das ações da economia criativa, devido às diferenças de maturidade de capacidade institucional. Este artigo tem como objetivo propor um modelo metodológico para verificar o impacto da realização de eventos criativos na dinâmica social e econômica do município. O método proposto é passível de ser testado em municípios de quaisquer portes e para todos os tipos de eventos. Foi realizada uma aplicação da pesquisa em um evento criativo em município de médio porte, o que permitiu validar e aprimorar o instrumento de coleta de dados. Conclui-se que o modelo de pesquisa proposto é viável e reprodutível em eventos de municípios de qualquer porte, o que contribui para gerar visibilidade para as ações de economia criativa e seu papel nos processos de desenvolvimento de um território.
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