A Cidadania como Mecanismo Indutor do Desenvolvimento Regional no Âmbito do Mercosul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.15.99-131Resumen
Com o advento da globalização, os países perderam parcelas de sua soberania e passaram a se unir em blocos econômicos, como forma de enfrentar a economia de mercado baseada no modelo neoliberal. O Mercosul surge por meio do Tratado de Assunção, em 1991, e é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, com a Venezuela em fase avançada de ingresso. O bloco pretende se tornar uma união aduaneira e até mesmo um mercado comum, embora até hoje ainda não tenha ultrapassado o estágio de zona de livre-comércio imperfeita, com um parlamento recente, sem um direito comum e com diversas restrições à adoção de um modelo calcado na supranacionalidade. Por outro lado, a cidadania não está na agenda premente dos países membros, em que pese já demonstrem pequenos avanços com a criação do parlamento do Mercosul e de políticas sociais voltadas à livre circulação do trabalho
.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).