Caracterização dos Viveiros Florestais de Viçosa - MG: um Estudo Exploratório
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.208-234Palabras clave:
Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, viveiros florestaisResumen
Este estudo teve o objetivo de caracterizar os viveiros florestais na cidade de Viçosa, Minas Gerais, sinalizando suas principais demandas e sua a importância para as comunidades nas quais se inserem. Os dados primários utilizados neste estudo foram obtidos através de entrevistas com os proprietários e colaboradores dos viveiros. Os principais resultados mostram que 260 pessoas dependem diretamente dos viveiros. Quanto à receita gerada, constatou-se que foram envolvidos quase 1 milhão de reais na comercialização de aproximadamente 2,5 milhões de mudas produzidas. Outro fator que mereceu destaque foi o nível de escolaridade dos colaboradores; 74% estudaram até o ensino fundamental, sendo que 54% não o concluíram. Por fim, o presente trabalho demonstrou a necessidade destes empreendimentos e a importância social, econômica e ambiental dos mesmos para a comunidade local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).