Sustentabilidade rural no Semiárido Cearense: uma aproximação social, biofísica e microeconômica em comunidades rurais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.170-192Palabras clave:
Comunidades Rurais. Semiárido. Indicadores Biofísicos e Socioeconômicos.Resumen
Seis comunidades rurais semiáridas cearenses foram analisadas em relação a indicadores sociológicos, biofísicos e microeconômicos de sustentabilidade. Apenas uma se evidenciou sustentável em relação a todas as variáveis estudadas porque é a que pratica a agricultura mais diversificada e plural, combinando cultivos cerealistas, forrageiros, horta e pomar com pecuária de pequenos ruminantes laborados por mão de obra exclusivamente familiar. Mesmo dispondo de uma das menores superfícies totais sua capacidade de diversificação agrícola e pecuária se viabilizou. Nela encontram-se as unidades rurais de mais recente assentamento geridas por titulares de idade intermediária com o segundo maior número de sucessores e seus resultados microeconômicos indicam a reprodução ampliada de seus meios produtivos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).