Determinantes Sociais da Rede de Colaboração entre Pesquisadores de Finanças no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.24-59Palabras clave:
Redes sociais, coautorias, finançasResumen
O objetivo do trabalho é analisar os motivos de escolha de parceiros que são coautores de artigos de finanças no Brasil, no período de 2003 a 2012, a partir de uma abordagem da teoria social de redes, a qual raramente é utilizada em trabalhos dessa natureza.Tendo como base os argumentos da teoria social de redes, criou-se a proposição orientadora que a escolha leva em conta variáveis sociais, tais como confiança e reputação, mas que predominam as variáveis racionais na percepção e nos discursos dos sujeitos. Após a identificação dos coautores em revista nacionais qualificadas foram coletados dados utilizando-se dois instrumentos - entrevistas em profundidade e questionários- e os resultados indicaram que a proposição se mantém. As variáveis racionais predominam nas percepções e discursos dos sujeitos, mas as variáveis sociais tornam-se presentes e adquirem maior importância no transcorrer da coleta. O benefício teórico do artigo é indicar o frame da teoria social de redes como capaz de investigar o fenômeno da escolha de parceiros, hoje explicado preferencialmente por teorias como da racionalidade limitada. Como consequência expande-se um leque de pesquisas sobre parcerias de qualquer natureza. O benefício metodológico é apresentar dois instrumentos de coleta que se mostraram capazes de distinguir configurações de redes quando se trata do tema de escolha de parceiros, colocando-se como contribuição para replicação em outros campos da Administração.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).