Determinantes Sociais da Rede de Colaboração entre Pesquisadores de Finanças no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.24-59Mots-clés :
Redes sociais, coautorias, finançasRésumé
O objetivo do trabalho é analisar os motivos de escolha de parceiros que são coautores de artigos de finanças no Brasil, no período de 2003 a 2012, a partir de uma abordagem da teoria social de redes, a qual raramente é utilizada em trabalhos dessa natureza.Tendo como base os argumentos da teoria social de redes, criou-se a proposição orientadora que a escolha leva em conta variáveis sociais, tais como confiança e reputação, mas que predominam as variáveis racionais na percepção e nos discursos dos sujeitos. Após a identificação dos coautores em revista nacionais qualificadas foram coletados dados utilizando-se dois instrumentos - entrevistas em profundidade e questionários- e os resultados indicaram que a proposição se mantém. As variáveis racionais predominam nas percepções e discursos dos sujeitos, mas as variáveis sociais tornam-se presentes e adquirem maior importância no transcorrer da coleta. O benefício teórico do artigo é indicar o frame da teoria social de redes como capaz de investigar o fenômeno da escolha de parceiros, hoje explicado preferencialmente por teorias como da racionalidade limitada. Como consequência expande-se um leque de pesquisas sobre parcerias de qualquer natureza. O benefício metodológico é apresentar dois instrumentos de coleta que se mostraram capazes de distinguir configurações de redes quando se trata do tema de escolha de parceiros, colocando-se como contribuição para replicação em outros campos da Administração.Téléchargements
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