Produção, Tratamento e Uso dos Dejetos Suínos no Brasil

Autores/as

  • Bárbara Françoise Cardoso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Graciela Cristine Oyamada Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Magno da Silva Centro Universitário Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.127-145

Palabras clave:

Suinocultura, Manejo de dejetos suínos, Sustentabilidade ambiental.

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever os principais problemas ambientais que podem ser causados pelos dejetos suínos e as principais formas de tratamento destes dejetos, destacando as mais utilizadas no Brasil. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, sendo utilizados publicações, livros e monografias, bem como sites especializados. A pesquisa evidenciou que a contaminação dos lençóis freáticos é o principal problema ambiental causado pelo manejo inadequado dos dejetos suínos e que existem seis principais tipos de processos de tratamento destes dejetos no Brasil, quais sejam: lagoas de decantação, esterqueiras, bioesterqueiras, biodigestores, compostagem e cama sobreposta. Todos estes tipos de tratamento buscam minimizar os impactos ambientais causados pelos dejetos, não possuindo ordem de importância entre eles, uma vez que a escolha do processo se dá pela quantidade de dejetos produzida, principalmente. No Brasil prevalece o uso de esterqueiras e lagoas de decantação, contudo entre as propriedades integradas a grandes empresas do ramo alimentício, destaca-se o uso de biodigestores. A compostagem e a cama sobreposta são alternativas de tratamento menos utilizadas por serem de recente implantação no Brasil.

Biografía del autor/a

Bárbara Françoise Cardoso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins e Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa.

Graciela Cristine Oyamada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Carlos Magno da Silva, Centro Universitário Várzea Grande

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2015-04-16

Cómo citar

Cardoso, B. F., Oyamada, G. C., & Silva, C. M. da. (2015). Produção, Tratamento e Uso dos Dejetos Suínos no Brasil. Desarollo En Cuestión, 13(32), 127–145. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.127-145

Número

Sección

Artigos