Desempenho na Gestão Pública do Programa Bolsa Família sob a Perspectiva de Análise do Índice de Gestão Descentralizada (IGD)

Autores/as

  • Ambrozina de Abreu Pereira Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.211-241

Palabras clave:

Administração Pública, Gestão Pública, Programa Bolsa Família.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo verificar o desempenho da gestão pública do Programa Bolsa Família (PBF), bem como identificar fatores associados a eficiência e a qualidade da gestão do PBF, tomando como referência o estado de Minas Gerais. O trabalho toma como referencia o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que pode ser considerado, simultaneamente, uma ferramenta de monitoramento do desempenho dos municípios, e um instrumento de incentivo financeiro à boa gestão local do programa. As abordagens teóricas utilizadas basearam-se na execução e descentralização de políticas públicas. Para a operacionalização do estudo foram utilizadas estatísticas descritivas como base para a criação dos escores de desempenho municipal na gestão do PBF, e a técnica de Correlação de Momentos de Pearson para identificação dos fatores associados a eficiência e qualidade da gestão do PBF. Grande parte dos municípios possui bom desempenho na gestão do Programa, porém destacou-se a existência de municípios com “Péssimo” desempenho no IGD, uma vez que, não conseguiram atingir o índice mínimo para recebimento dos recursos, mostrando que estes municípios apresentam falhas na gestão do PBF. Além dos fatores empregados na formação do IGD, o tamanho dos municípios e a quantidade de beneficiários, parecem influenciar a qualidade e eficiência da gestão do PBF. Fica evidente a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento de informações e de acompanhamento das condicionalidades, visando garantir à população beneficiada o acesso a direitos básicos como educação e saúde, atingindo assim o objetivo do PBF, que é de reduzir a pobreza entre gerações e apoiar as famílias no cumprimento de seus direitos fundamentais.

Biografía del autor/a

Ambrozina de Abreu Pereira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Assistente da Universidade Federal de Outro Preto (UFOP). Pesquisadora do Grupo Administração Pública e Gestão Social - APGS/UFV

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenador do Grupo Administração Pública e Gestão Social - APGS/UFV.

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisadora do Grupo Administração Pública e Gestão Social - APGS/UFV.

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

de Abreu Pereira Silva, A., Marques Ferreira, M. A., & Abranches Monteiro, D. A. (2012). Desempenho na Gestão Pública do Programa Bolsa Família sob a Perspectiva de Análise do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Desarollo En Cuestión, 10(21), 211–241. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.211-241