Análise da Variação Populacional e os Impactos no Desenvolvimento da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina - AMOSC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.89-107Palabras clave:
Desenvolvimento, Região, Mobilidade populacionalResumen
Uma região possui fenômenos que são particulares em função de sua configuração territorial, espacial, cultural, social e econômica. Neste contexto, esta pesquisa foi centrada na análise da variação demográfica, dos vinte municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), no período de 1991 a 2010, com base nos dados dos censos demográficos do IBGE e seus impactos no desenvolvimento municipal. Também, analisaram-se as taxas e variações da população rural, urbana e total espacializadas através de mapas temáticos. Como resultados observaram-se que as variações populacionais foram expressivas, tanto negativas quanto positivas, o que demonstra que a AMOSC possui uma tendência de retração (esvaziamento de municípios periféricos) e concentração (em cidade de porte médio como Chapecó e junto ao eixo rodoviário). Os conhecimentos desta pesquisa orientam as políticas públicas estratégicas direcionadas ao desenvolvimento econômico e social dos respectivos municípios, com diferentes configurações em relação à mobilidade de suas populações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).