Valor para o Cliente e Valor do Cliente: Conceitos e Implicações para o Processo de Marketing
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.400-419Palabras clave:
Valor para o cliente, Valor do cliente, Valor vitalício do cliente, Valor percebido, Proposição de valor.Resumen
O construto valor tem figurado com ênfase crescente na literatura pertinente à administração estratégica e competitiva e no marketing estratégico. A despeito disso, observam-se algumas inconsistências semânticas e falta de uniformidade no emprego do termo, principalmente quando associado a algum aposto qualificativo. Outras questões recorrentes incluem a ausência de um esquema integrador dos conceitos e os respectivos significados e conteúdos que o construto envolve, e de uma conexão com processos gerenciais a eles atrelados, no âmbito do posicionamento competitivo e do marketing estratégico. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo discutir os conceitos de valor - para o cliente e do cliente para a empresa -, propondo uma visão integrada e um esquema teórico que reflitam as interdependências e as inter-relações entre os conteúdos pertinentes ao termo. São analisados ainda os desdobramentos relacionados à gestão dos processos estratégicos e táticos de marketing, questões normalmente não abordadas de forma integrada na literatura. Buscou-se, como resultado, contribuir nos domínios acadêmico e gerencial, mediante a discussão da amplitude e ambivalência do conceito de valor, realçando-se suas implicações na gestão estratégica de marketing.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).