Capital Humano e Desenvolvimento Econômico no Rio Grande do Sul: Uma Abordagem Multivariada
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.380-402Palabras clave:
Capital Humano, Desenvolvimento Econômico, Análise MultivariadaResumen
Este artigo propõe uma análise a partir das teorias que associam o capital humano ao processo de desenvolvimento econômico. O método utilizado é composto por técnicas de estatística multivariada, principalmente a Análise Fatorial Exploratória e Análise de Conglomerados. Foram selecionadas estatísticas dos 496 municípios do Estado do Rio Grande do Sul de acordo com sua capacidade de explicar as dinâmicas de concentração de renda, qualidade da educação e saúde, pobreza, educação e trabalho formal. Entre os resultados, destaca-se a associação positiva e direta entre os níveis de educação formal e de desenvolvimento econômico, o que valida as contribuições teóricas de Theodore William Schultz e demais autores que derivam de sua linhagem. Os resultados apontam para a importância de romper os paradigmas atuais e pensar a política educacional para além da retórica dos discursos oficiais e superar os desafios contemporâneos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).