Controvérsias monetárias no Brasil imperial e suas influências na formação do pensamento desenvolvimentista brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.6-23Palabras clave:
Metalismo, Papelismo, DesenvolvimentismoResumen
No decorrer do século XIX, o debate monetário brasileiro envolveu as principais lideranças da burocracia imperial, assim como por parlamentares e intelectuais. Opondo metalistas e papelistas, a contenda nacional foi fortemente influenciada pela realidade política que se observava na Inglaterra. A relevância do papelismo nas origens do pensamento desenvolvimentista brasileiro evidencia a tropicalização das ideias econômicas importadas da Europa. Nesse sentido, este artigo procura resgatar as principais questões que circunscreveu o referido debate, bem como a relevância das ideias e políticas papelistas para a formação do nacional-desenvolvimentismo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).