Política Pública de Turismo e Desenvolvimento Local: análise sob o enfoque da escala humana
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.142-158Palabras clave:
Escala Humana, Políticas Públicas, Turismo, Estado da Bahia, Desenvolvimento LocalResumen
Desde o final do Século XIX, várias abordagens sobre o tema do desenvolvimento foram discutidas na literatura acadêmica, em especial a abordagem do desenvolvimento vinculada a concepção econômica. Entretanto, a partir da década de 1980, outras abordagens foram ganhando espaço no ambiente acadêmico, que passa a dar espaço para abordagens com enfoque social, envolvendo temáticas abrangendo as políticas públicas direcionadas a educação, saúde, moradia, saneamento, lazer etc. Neste novo cenário de desenvolvimento, com características sociais, é que surgem autores buscando analisar a satisfação das necessidades humanas básicas. Para fins de estudo, utilizou-se a abordagem sobre Escala Humana de Max-Neef (1994) como fator central do estudo sobre as políticas públicas vinculadas ao setor turístico no Estado da Bahia. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral propor uma estrutura analítica para avaliação das políticas públicas do turismo, enquanto agente de promoção do desenvolvimento local, sob a ótica da Escala Humana. Para tanto, optou-se pelo recorte da análise dos resultados do PROETUR, considerada uma das principais ações associadas a Política Nacional de Turismo. A opção metodológica se valeu da avaliação de indicadores sociais e econômicos associados ao conceito da escala humana. Os resultados encontrados apontam para a pertinência da estrutura proposta que sob esta ótica, aponta uma necessidade premente de que as Políticas Públicas de Turismo priorizem sua atenção as zonas turísticas mais afastadas do litoral baiano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).