Gênero e água: uma Leitura sobre as Políticas no Semiárido e a Inclusão Feminina
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.339-356Palabras clave:
gênero, água, participação, políticas, semiárido brasileiroResumen
O acesso universal à água e a igualdade de gênero foram temas incorporados na agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. A falta de água, saneamento e instalações de higiene que atendam às necessidades de mulheres e meninas pode ser atribuída, majoritariamente, pela não inclusão das mulheres na tomada de decisões e no planejamento nas políticas hídricas. Diante de tal contexto, o estudo visa analisar a inclusão feminina em políticas do setor hídrico no semiárido brasileiro, com base num levantamento bibliográfico. Os principais resultados apontam para o recente despertar do tema no meio acadêmico brasileiro e que as mudanças, que estão sendo vividas para uma mentalidade de convivência com o semiárido e inclusiva, tiveram uma grande contribuição das organizações não governamentais por meio do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais. Desse modo, conclui-se a importância das ONGs para impulsionar as políticas em terreno. Além disso, há a necessidade de mais trabalhos sobre a real dimensão da inclusão feminina nas políticas da água e como ela se manifesta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).