Identificação do Nível de Contribuição das Universidades para o Desenvolvimento através da Inovação: uma proposta de métrica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.103-120Palabras clave:
Universidade, Inovação, Desenvolvimento regionalResumen
O objetivo do artigo é propor uma métrica de mensuração do nível de contribuição de uma universidade para o desenvolvimento regional através da inovação. A pesquisa realizada tem cunho teórico e foi adotado como procedimento metodológico a revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, sendo esta realizada na literatura nacional e internacional dos últimos 10 anos que considera a relação existente entre universidade, inovação e desenvolvimento regional. Como resultado são apresentados abordagens e modelos específicos, com foco nas proposições da Tripla Hélice (ETZKOWITZ; ZHOU, 2017) e de Produtos Universitários (LENDEL; QIAN, 2017) , em seguida, uma proposta de métrica que possibilita identificação e análise mais apurada do nível de contribuição das universidades para o desenvolvimento regional através da inovação. Conclui-se que a principal contribuição deste artigo consiste em apresentar um caminho para que se possa medir e/ou classificar as contribuições que a universidade para o desenvolvimento econômico regional através da inovação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).