Incentivando a Produtividade e a Qualidade na Construção Civil: um debate de programas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.317-330

Palavras-chave:

Produtividade. Qualidade. Comparação. PBQP-H. PROCOMPI.

Resumo

A contribuição potencial da ação dos Programas de Produtividades públicos para o crescimento da economia brasileira tem sido reconhecida. No entanto a realização deste potencial em sua plenitude tem sido uma problemática. Os Programas Produtivos, como o PBQP-H e PROCOMPI, levam as empresas participantes acesso a novos conhecimentos sobre melhorias de processos produtivos e de qualidade, treinamento de mão-de-obra, acesso a novos nichos de atuação, além de facilidade de acesso a financiamentos públicos. Neste contexto o objetivo deste trabalho é identificar os principais resultados dos programas (PBQP-H e PROCOMPI) de incentivo a qualidade e a produtividade. São trabalhados os atributos de usabilidade, custos e limitações. São apresentados os trabalhos considerados de maior importância já publicados, de acordo com a ferramenta de revisão sistemática denominado Methodi Ordinatio. No final, se mostrou que os programas podem ser de grande valia, pois podem incentivar a produção e o crescimento econômico. Paralelamente, são programas que podem qualificar e incentivar as pequenas e médias empresas.

Biografia do Autor

Carlos Honorato Schuch Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Membro do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPQ Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento.

Juliano Prado Stradioto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Membro do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPQ Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento.

Celmar Corrêa de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Líder do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPQ Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Santos, C. H. S., Stradioto, J. P., & Oliveira, C. C. de. (2020). Incentivando a Produtividade e a Qualidade na Construção Civil: um debate de programas. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 317–330. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.317-330

Edição

Seção

Artigos