Ranking de Criação de Valor das Empresas Sul Americanas: estudo multicritério a partir dos métodos DP2 e VIKOR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.308-324Palabras clave:
Criação de Valor; Métodos Muticritério; DP2; VIKOR; América do Sul.Resumen
Este estudo objetivou analisar o ranking das empresas Sul Americanas a partir dos métodos multicritério DP2 e VIKOR, considerando a criação de valor. Para tanto, foram analisadas as informações disponíveis de empresas de quatro países (Argentina, Brasil, Chile e Peru), correspondendo a um total de 69 empresas. Além disso, os dados foram referentes ao período de 2011 a 2015. Vale ressaltar que para mensurar a criação de valor optou-se pelas variáveis EVA e MVA. Com o intuito de elaborar o ranking de criação de valor para o EVA, MVA e EVA/MVA foram utilizados os métodos multicritério DP2 e VIKOR. A partir dos resultados conclui-se que as empresas dos quatro países sul americanos analisados, apresentaram posições muito próximas e em alguns casos, iguais nos dois rankings analisados (EVA e MVA). Sendo assim, ressalta-se que os métodos foram eficientes para identificar as empresas que mais criam valor nos países analisados, o que gera mais confiança por parte dos investidores, estes que podem considerar as duas variáveis de forma individual ou, analisadas conjuntamente. A criação de valor é essencial para as empresas que buscam alavancar cada vez mais. A pesquisa torna-se relevante pois, as variáveis utilizadas para a realização deste estudo são essenciais, quando trata-se de criação de valor à nível mundial. Além disso, contribui para que as empresas escolham as melhores opções de investimento, dentre as empresas que apresentaram as informações necessárias, tendo em vista essa riqueza aqui exposta por meio de rankings.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).